Divina Comédia  IºMural 

32m² - Colégio Dante Alighieri - São Paulo - 2010/11

Mostrar Mais

Este mural, pintado em 2011 comemorando o centenário do Colégio Dante Alighieri em São Paulo, é um resumo da “Divina Comédia”, de Dante.

Trata-se de um tríptico que descreve a viagem de Dante pelo Inferno, Purgatório e Paraíso. Na pintura, o poeta é visto em sete momentos, todos associados a passagens que, no poema, pontuam sua jornada.

Da esquerda para a direita, no alto, Dante aparece na companhia de Virgílio, no instante em que, vencidas as três feras que o impediam de sair da selva em que se encontrava, tem início sua descida ao Inferno. O lobo representa a traição; o leão, o orgulho; e a pantera, a luxúria. Todo o Inferno está retratado em um único círculo, no qual se revela o Flegetonte, o rio de sangue fervente onde se evocam os pecados e suas respectivas penas. Dante atravessa o rio guiado por Caronte, o barqueiro do Inferno.

No centro do painel, está representado o Purgatório, onde os penitentes pagam suas penas com a esperança de alcançar o Paraíso.

 

À direita, Virgílio acompanha Dante até as portas do Paraíso terrestre, onde o poeta da “Eneida”, por não ser batizado, acha-se impedido de entrar. Dante bebe as águas do rio Letes (rio do esquecimento), para, purificado, ser recebido por Beatriz no Paraíso celeste.

Parede Lateral -Ano 2010

Na parede lateral, dois anjos trazem a última frase da obra de Dante: “L’amor che move il sole e l’altre stelle” (O amor que move o sol e as estrelas).

  

DSC_0125.jpg

Making Of

II_painel_divina_comedia_p.jpg

Voltar

Canato pintura murais paineis capelas quadros