A eterna procura II

Exposição Individual na Fundação Blue Life - 1990

Mostrar Mais

No rastro da luz caminho

No rastro da luz levito

No rastro da luz eu vou

 

Sou Infinito

Sou Luz

Sou Deus

 

No rastro da luz me envolvo

Não sou mais eu 

Sou o mundo

Sou o fogo, sou o vento,

Pensamento, terra e mar. 

 

No rastro da luz caminho

Ponte entre o agora é o futuro. 

 

Buscando a família divina

O Pai Universo e a Mãe Terra. 

 

Carmen De Lascio Canato

mãe_pb.jpg

...É um contínuo posicionamento diante do passado, ao presente e ao futuro... É uma incessante procura de si mesmo que caracteriza a filosofia de Canato e que está explícita num metódico exercício da dúvida sobre a realidade e sobre a existência.

Dentro deste contexto, o artista dedica-se nesta nova fase a uma pesquisa sobre o sacro, buscando na figura do Cristo, menino ou homem, o elo que une o Homem a Deus. Até mesmo suas cenas profanas estão impregnadas de profunda religiosidade.

Os rostos de seus personagens continuam indefinidos, mas respondem visivelmente às exigências interiores de J.C Canato, onde alegrias, dores e dúvidas são transmitidas com eloquência. Parcimonioso na utilização das cores, sai do monocromatismo anterior e consegue projetar em suas figuras, que emergem de fundos escuros, uma luminosidade peculiar, muito a gosto dos mestres do passado. 

Tanto na dramaticidade de certos temas quanto na sublime poesia de outras cenas percebe-se sempre um elã, uma força, uma vibração que arranca o homem de sua condição para elevá-lo às esferas espirituais.

EMANUEL VON LAUENSTEIN MASSARANI

Crítico de Arte, integrante das Associações 

 Brasileira e Internacional de Críticos de Arte. 

mulher na janela_p.jpg

Voltar

Canato pintura murais paineis capelas quadros